ESCLARECIMENTOS: (N. do tradutor). Julgamos necessário colocar os esclarecimentos abaixo.
MAGNETISMO - Uma força que existe na Natureza e no homem. No primeiro caso é um agente que dá origem aos diversos fenômenos de atração, polaridade etc. No segundo caso, converte-se em magnetismo “animal”, em contraposição ao magnetismo cósmico e terrestre. [O magnetismo, bem como a eletricidade, nada mais é que manifestação do Kundalini Shakti, (*) que inclui as duas grandes forças de atração e repulsão.]
KUNDALINÎ-SAKITI (ou shakti) (Sânc.) - O poder de vida; uma das Forças da Natureza; o poder que engendra certa luz naqueles que se dispõem ao desenvolvimento espiritual e clarividente. É um poder conhecido por aqueles que praticam a concentração e o Yoga. O poder serpentino ou em espiral, poder divino latente em todos os seres. (Svâni Vivenkânanda) O poder ou força que se move fazendo curvas. É o princípio universal de vida, que se manifesta em todas as partes da Natureza. Esta força inclui as duas forças de atração e repulsão. A eletricidade e o magnetismo são apenas manifestações suas. Este é o poder que produz o “ajuste contínuo das relações internas com as relações externas”, que é a essência da vida, segundo Herbert Spencer, e o “ajuste contínuo das relações externas com as internas”, que é a base da transmigração das almas (renascimento), segundo as doutrinas dos antigos filósofos hindus. (Doutrina Secreta, I, 312) Esta força, também chamada de “Poder ígneo”, é um dos poderes místicos do yogî e é o Buddhi considerado como princípio ativo; é uma força criadora que, um vez desperta, pode matar tão facilmente quanto criar. (A Voz do Silêncio, I.).
MAGNETISMO ANIMAL - Enquanto a ciência oficial qualifica-o de “suposto” agente e afasta por completo sua realidade, os numerosos milhões de pessoas dos tempos antigos e as nações asiáticas que vivem atualmente, ocultistas teósofos, espíritas e místicos de toda a espécie proclamam-no como um fato bem comprovado. O magnetismo animal é um fluido, uma emanação. Algumas pessoas emitem-no para fins curativos pelos olhos e pelas pontas dos dedos, enquanto todas as demais criaturas, homens, animais e ainda todo objeto inanimado, emanam-no seja como uma aura, seja como um luz variável, de um modo consciente ou não. Quando aplicado a um paciente por contado ou pela vontade de um operador humano, recebe o nome de “Mesmerismo”.
MESMERISMOS - Termo derivado de Mesmer, que redescobriu a força magnética e suas aplicações práticas. É uma corrente vital, que pode ser transmitida de uma pessoa para outra e através da qual se produz um estado anormal no sistema nervoso, que permite exercer uma influência direta sobre a mente e a vontade do indivíduo ou pessoa mesmerizada. (Glossário da Chave da Teosofia) A referida corrente de Prana é a energia vital, que, especializada pelo duplo etérico, o mesmerizador emite para restaurar uma pessoa débil e para curar as doenças. (Sabedoria Antiga, 64) O mesmerismo, que em outros tempos foi objeto de grossa zombaria, é aceito modernamente pela ciência oficial sob o nome de Hipnotismo. - Glossário Teosófico Editora Ground.